Projetos e Consultorias
PROJETO ORLA - Paraty
Elaboração do PGI - Plano de Gestão Integrada - de Paraty. Realização do Pré-diagnóstico, Oficina Participativa de Diagnóstico, Oficina Participativa do Plano de Ação, Acompanhamento do processo de aprovação junto à CEPO e CNPO.
Consultoria para Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) -2021
Elaboração de contribuições e recomendações para incorporação de abordagem climática na agenda brasileira para o desenvolvimento urbano sustentável, com ênfase na Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Brasil - Ministério das Cidades – Caderno de Diretrizes de Design Urbano (2014-2015)
Trabalho desenvolvido por meio de convênio entre o Ministério das Cidades e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolvemos estudos para melhorar a implantação de projetos de habitação social no país, o que deve levar ao estabelecimento de diretrizes de projetos com forte viés qualitativo para a concepção de espaços abertos e desenho urbano em geral.
SWISS - SLS SWISS Landscape Scheme - 7.21 Maintaining quiet in desired areas – SAEFL. Project Manager: Drangu Sehu (2005).
Consultoria para o desenvolvimento de método de análise de ruído na Paisagem Urbana considerando aspectos ambientais, socioeconômicos e de uso do solo. A consultoria contribuiu para o desenvolvimento de políticas governamentais suíças em conjunto com outras quatro consultorias de outros continentes.
PLANO DO SISTEMA DE ÁREAS VERDES PARA A R.A. DE SÃO CRISTÓVÃO (2006/2007)
IPP- INSTITUTO PEREIRA PASSOS - Rio de Janeiro, RJ
Plano de reestruturação dos Espaços Livres de Edificações da Região Administrativa de São Cristóvão compreendendo o Parque da Quinta da Boa Vista e 43 praças e largos, além do sistema de arborização urbana das vias da R.A.
PDInfra - UNIFESP - PLANO DIRETOR DE INFRAESTRUTURA DO CAMPUS SÃO PAULO (2016 - 2020)
Plano envolveu o desenvolvimento de três relatórios; cinco planos temáticos e um Plano de Investimento: Relatórios de Levantamento da Situação do Campus; Visão de Futuro (processo participativo) e os cinco Planos Temáticos:
01 – Política de Imóveis
02 – Estudos Preliminares das Edificações
03 – Desenho Urbano, Plano de Mobilidade e Acessibilidade
04 – Regularização de Imóveis
05 – Plano Sustentável: Plano de Resíduos Sólidos; Água e Energia
e o Plano de Investimento
PLANO SÓCIO ESPACIAL DA FAVELA DA ROCINHA (2007-2008)
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEOBRAS – Rio de Janeiro, RJ
Plano Sócio Espacial da Rocinha desenvolvido de forma participativa com a comunidade, estabelecendo as diretrizes e intervenções prioritárias. Por meio do PAC II implantou-se a primeira fase pela EMOP – Empresa de Obras do Estado.
O Plano teve como escopo: Plano Urbanístico; Plano de Mobilidade, Plano Habitacional e Plano de Resíduos Sólidos.
AVENIDA PARQUE – CIDADE DO PANAMÁ (2008)
ODEBRECHT – PLANSERVI – Cidade do Panamá, Panamá
Cidade do Panamá - Panamá: Concepção e estudo preliminar dos projetos de Urbanismo e Paisagismo da orla da Avenida Velasques. Este estudo foi desenvolvido para as empresa Odebrecht que obteve a nota técnica máxima nos quesitos: projeto de urbanismo e projeto de paisagismo. Os projetos foram desenvolvidos por profissionais locais.
Reurbanização da Av. Santa Cruz com implantação de Ciclovia (2002)
IPP- INSTITUTO PEREIRA PASSOS - Rio de Janeiro, RJ
Projeto de reurbanização envolvendo eixo viário que interliga dois centros de bairros (Campo Grande e Bangu) com projetos de Drenagem, Iluminação Pública, Urbanismo e Paisagismo
CORREDOR DO ÔNIBUS: EXPRESSO TIRADENTES (2006/2007)
SPTrans – SÃO PAULO TRANSPORTE S.A. – São Paulo, SP
Projeto de arquitetura e paisagismo para o corredor de ônibus Expresso Tiradentes, parte do sistema de transporte público da cidade de São Paulo.
PLANOS DIRETORES PARTICIPATIVOS PARA 11 MUNICÍPIOS DA REGIÃO SERRANA DO ESPÍRITO SANTO (2005)
SEBRAE/ES – GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Desenvolvimento de 11 Planos Diretores Participativos e capacitação das comissões dos planos dos municípios de Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Castelo, Conceição de Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante. Os resultados desse trabalho foram publicados pelo Ministério da Cidade em seu Banco de Experiências, disponibilizado via internet.
Reurbanização do Morro do Livramento na área portuária do Rio de Janeiro (2002)
IPP- INSTITUTO PEREIRA PASSOS - Rio de Janeiro, RJ
Projeto de reurbanização envolvendo área habitacional com projetos de Drenagem, Iluminação Pública, Urbanismo e Paisagismo
PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO DO MUNICÍPIO DE AVARÉ - SP (2004)
Desenvolveu o Plano Diretor Participativo e capacitou a comissão do plano do município que tem uma população de aproximadamente 88.000 habitantes.
USINAS SANTO ANTÔNIO E JIRAU (2007)
FURNAS – Porto Velho, RD
Discussão das medidas mitigadoras do impacto dos projetos das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau.
TRATAMENTO DA FAIXA DE DOMÍNIO DA LINHA 7 RUBI – SP (2010/2011)
Projeto de Qualificação Paisagística da Linha 7 – Rubi e de sua faixa de domínio. A linha vai da Estação da Luz, no centro de São Paulo, até a Estação Jundiaí, tem 60km de extensão e atende 7 municípios
PROJETO DO PARQUE FERROVIÁRIO DE CAPIVARI - PAISAGISMO (2013)
Secretaria de Transporte do Estado de São Paulo – Estrada de Ferro Campos do Jordão
Desenvolvimento de parque público em pátio ferroviário parcialmente ativo. O trabalho envolveu além do projeto de paisagismo os estudos de arquitetura e restauro da Estação de Capivari de interesse histórico.
LOTEAMENTO EM MARICÁ (2008)
IDB-BRASIL – Maricá, RJ
Master Plan e Projeto Executivo de Paisagismo para condomínio residencial no município de Maricá, RJ. Desenvolvimento de diagnóstico paisagístico e estudo preliminar, ante-projeto e projeto executivo para área de aproximadamente 7.000.000 m2 no município de Maricá.
LOTEAMENTO PARA HABITAÇÃO SOCIAL EM PARAUAPEBAS - PA (2008)
VALE DO RIO DOCE – FUNDAÇÃO VALE – DIAGONAL URBANA - PREFEITURA DE PARAUAPEBAS – Parauapebas, PA
Projeto executivo de loteamento para habitação de interesse social. Loteamento de 1.000.000 m2, com 1.750 unidades, atendendo a 25% do déficit habitacional do município de Parauapebas, na região de Carajás, no estado do Pará.
HABITAÇÃO SOCIAL – PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA EM NOVA IGUAÇU - RJ (2010/2011)
BAIRRO NOVO - Nova Iguaçu, RJ
Projeto de habitação social de acordo com as diretrizes do programa Minha casa, Minha vida em Nova Iguaçu, com 6.000 unidades.
Corredor de ônibus: passa rápido ibirapuera - São Paulo - SP (2004)
SPTrans – SÃO PAULO TRANSPORTE S.A.
Projeto de arquitetura e paisagismo para o corredor de ônibus Passa Rápido Ibirapuera, parte do sistema de transporte público da cidade de São Paulo.
CENPES - Rio de Janeiro - RJ
PROJETO EXECUTIVO DE PAISAGISMO (2004)
Desenvolvimento do projeto de Paisagismo dos jardins do Centro de Pesquisa da Petrobrás – CENPES, com aproximadamente 100.000 m2 de área, localizado na Ilha do Fundão. Projeto implantado.
IPHAN-DF INVENTÁRIO DE JARDINS HISTÓRICOS DO RIO DE JANEIRO E SÂO PAULO (2014)
Desenvolvimento de inventário pioneiro em doze jardins históricos. O trabalho teve como objeto seis jardins históricos no Rio de Janeiro e seis em São Paulo. Buscava-se aprimorar e desenvolver as fichas de inventário específicas para este tipo de bem histórico.
PROJETO DE URBANISMO E PAISAGISMO DO CAMPUS ON-MAST (2008)
OBSERVATÓRIO NACIONAL – MUSEU DE ASTRONOMIA E AFINS – Rio de Janeiro, RJ
Projeto de Urbanismo e Paisagismo do Campus do Observatório Nacional e do Museu de Astronomia e Afins, localizado no bairro de São Cristóvão no Rio de Janeiro. Projeto fruto da 1ª colocação em concurso nacional. Projeto implantado.
PARQUES E PRAÇAS – MG (2010/2011)
PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM – Betim, MG
Elaboração de vistorias, pareceres técnicos, estudos técnicos, pré-dimensionamentos, estimativas de custos, levantamentos, quantitativos, anteprojetos, projetos básicos e executivos de praças e parques para o Município de Betim – MG.
Programa Favela-Bairro (2002)
Favela do Cantagalo
SMH – SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO - Rio de Janeiro, RJ
O escopo de trabalho do programa consistia nos projetos de unidades habitacionais, creche e centro de apoio social, assim como os projetos de Água, Esgoto, Drenagem, Iluminação Pública, Sistema Viário, Paisagismo, Mobiliário Urbano e delimitação de AEIS (Área Especial de Interesse Social).
.
Programa Favela-Bairro (2002)
Favela do Pavão-Pavãozinho
SMH – SECRETARIA MUNICIPAL DE HABITAÇÃO - Rio de Janeiro, RJO escopo de trabalho do programa consistia nos projetos de unidades habitacionais, creche e centro de apoio social, assim como os projetos de Água, Esgoto, Drenagem, Iluminação Pública, Sistema Viário, Paisagismo, Mobiliário Urbano e delimitação de AEIS (Área Especial de Interesse Social).
Reurbanização das ruas Santo Cristo, Pedro Alves e adjacências na área portuária do Rio de Janeiro (2003)
Projeto de reurbanização envolvendo área habitacional junto ao Morro da Providência e entorno da Cidade do Carnaval com projetos de Drenagem, Iluminação Pública, Urbanismo e Paisagismo
Urbanização de calçadas e paisagismo no Campus da FIOCRUZ (2001)
Projeto das calçadas do Campus da Manguinhos com implantação de estacionamento em área de interesse arqueológico e analise de acessibilidade dos 55 edifícios do campus.
Hospital Oncológico UNIFESP (2019)
Escola Paulista de Medicina - Campus São Paulo - UNIFESP
Projeto de Hospital Oncológico que irá reunir todas as especialidades hoje dispersas pelos diferentes edifícios do campus. 16.000m2 com 170 leitos.
Coordenação: Jonathas Magalhães
Autoria: Marcelo Ursini
Centro Comercial e Empresarial– ION (2005)
JOÃO FORTES ENGENHARIA – Rio de Janeiro, RJ
Projeto de Paisagismo desenvolvido para o Centro Empresarial ION, localizado na Avenida das Américas, Barra da Tijuca. Projeto Implantado em 2006.
NOVA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PAULÍNIA (2005)
Projeto executivo de Arquitetura para a nova sede da Prefeitura Municipal de Paulínia. Área total: 17.100 m².
CENTRO DE VISITANTES E NOVO ACESSO VERTICAL DO CAMPUS ON-MAST (2009)
OBSERVATÓRIO NACIONAL – MUSEU DE ASTRONOMIA E AFINS – Rio de Janeiro, RJ
Projeto executivo de Arquitetura para o Centro de Visitantes e novo acesso vertical e coordenação dos projetos complementares. Estudo preliminar para a Biblioteca do Campus.
Coordenação: Jonathas Magalhães
Autor: Magno Inoue
TERMINAL DE ÔNIBUS SÃO MIGUEL (2004)
SP-TRANS – SÃO PAULO TRANSPORTE S.A. – São Paulo, SP
Projeto de Arquitetura para o terminal de ônibus São Miguel, parte do sistema de transporte público da cidade de São Paulo. Área total: 8.235 m².
Coordenação: Jonathas Magalhães
Autor: Magno Inoue